Planejamento e gestão de um centro de educação a distância (CEAD) voltado para educação profissional e tecnológica : um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Zaro, Milton Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Luis Otoni Meireles | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-09-16T04:17:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/17243 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda os requisitos técnicos e operacionais para que um gestor de um Centro de Educação a Distância (CEAD), em seus estágios iniciais de implantação e estruturação, possa planejar e organizar suas atividades e fundamentar a decisão de seu planejamento estratégico, em particular aquelas relacionadas às diversas equipes multidisciplinares que compõem o setor. Trata-se de um estudo interdisciplinar, que agrega as contribuições das áreas de informática na educação, ensino a distância, educação profissional e tecnológica e gestão da qualidade, a partir de uma visão sistêmica de todos os elementos que constituem a educação a distância. Foi realizada pesquisa exploratória, tomando-se como estudo de caso as atividades de planejamento e implantação de um CEAD, em uma instituição de ensino superior, com vocação consolidada na educação profissional e tecnológica. Utilizou-se o método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) como ferramenta para extrair as demandas de qualidade esperadas dos produtos e serviços ofertados, na visão dos clientes internos - equipes multidisciplinares - do CEAD. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work studies the technical and operational requirements related to a center of distance education, in its early foundations, in order to improve management and strategic decision, particularly the ones related to the multidisciplinary teams that compose this sector. It is an interdisciplinary study, which aggregate the contribution of informatic in education, distance education, technological and professional education and quality management, for a systemic approach of all elements that constitute the distance education. It is presented an exploratory research, based in case study about activities of planning and implant of CEAD, in a college, acknowledged in technological and professional education. The Quality Function Deployment (QFD) method was applied to extract products and services quality requirements, through the eyes of internal clients - multidisciplinary teams - of the CEAD. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Informatic in education | en |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Technological and professional education | en |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Planning and management for distance education | en |
dc.subject | QFD | en |
dc.subject | Quality function deployment | en |
dc.title | Planejamento e gestão de um centro de educação a distância (CEAD) voltado para educação profissional e tecnológica : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Timm, Maria Isabel | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000711316 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2563)Informática na Educação (322)