Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZaro, Milton Antoniopt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Luis Otoni Meirelespt_BR
dc.date.accessioned2009-09-16T04:17:43Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17243pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho estuda os requisitos técnicos e operacionais para que um gestor de um Centro de Educação a Distância (CEAD), em seus estágios iniciais de implantação e estruturação, possa planejar e organizar suas atividades e fundamentar a decisão de seu planejamento estratégico, em particular aquelas relacionadas às diversas equipes multidisciplinares que compõem o setor. Trata-se de um estudo interdisciplinar, que agrega as contribuições das áreas de informática na educação, ensino a distância, educação profissional e tecnológica e gestão da qualidade, a partir de uma visão sistêmica de todos os elementos que constituem a educação a distância. Foi realizada pesquisa exploratória, tomando-se como estudo de caso as atividades de planejamento e implantação de um CEAD, em uma instituição de ensino superior, com vocação consolidada na educação profissional e tecnológica. Utilizou-se o método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) como ferramenta para extrair as demandas de qualidade esperadas dos produtos e serviços ofertados, na visão dos clientes internos - equipes multidisciplinares - do CEAD.pt_BR
dc.description.abstractThis work studies the technical and operational requirements related to a center of distance education, in its early foundations, in order to improve management and strategic decision, particularly the ones related to the multidisciplinary teams that compose this sector. It is an interdisciplinary study, which aggregate the contribution of informatic in education, distance education, technological and professional education and quality management, for a systemic approach of all elements that constitute the distance education. It is presented an exploratory research, based in case study about activities of planning and implant of CEAD, in a college, acknowledged in technological and professional education. The Quality Function Deployment (QFD) method was applied to extract products and services quality requirements, through the eyes of internal clients - multidisciplinary teams - of the CEAD.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectInformatic in educationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectTechnological and professional educationen
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectPlanning and management for distance educationen
dc.subjectQFDen
dc.subjectQuality function deploymenten
dc.titlePlanejamento e gestão de um centro de educação a distância (CEAD) voltado para educação profissional e tecnológica : um estudo de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coTimm, Maria Isabelpt_BR
dc.identifier.nrb000711316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples