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dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Maria Elisa Schuckpt_BR
dc.date.accessioned2018-01-27T02:31:24Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172206pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como principal objetivo desvelar a ação pedagógica do professor, verificando se este compreende o processo de desenvolvimento cognitivo do adolescente como construção de estruturas formais que acontecem através da ação do sujeito, em interação com o meio; observando, também, o desdobramento dessa interação em sala de aula. O estudo foi desenvolvido com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget e de autores seguidores de sua teoria. Pensando numa educação que visa ao desenvolvimento das estruturas cognitivas do sujeito, especificamente das estruturas formais, estudamos, neste trabalho, as características do pensamento do adolescente. Para a realização da pesquisa, contamos com a observação em sala de aula e a entrevista semi-estruturada com professores e alunos, o que possibilitou a coleta do material empírico para a análise do conteúdo. Desse modo, foi possível identificar a ação pedagógica e a epistemologia subjacente à prática docente, e verificar se esta está contribuindo para a melhoria do pensamento hipotético-dedutivo.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze if the high school teachers understand the cognitive development process of teenager. The cognitive development process works as a construction that happens through the interaction of the subject’s actions with the environment. This research also studied how this interaction happens into the classroom. The research settles its background on Jean Piaget’s genetics epistemology theory and authors who followed his studies. The education aims the development of the subject’s cognitive structures, specifically of the formals structures, and the teenager’s thought characteristics. The empirical material for the analysis of the content was gathered trough the observation into the classroom and semi-structured interviews with teachers and students. The research helped contributing with the identification of the pedagogical action and the underlying epistemology to this docent practice, and to check if it is contributing to improve the hypothetical deductive thought.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAção pedagógica e estruturas formais : ensino médio e o pensamento hipotético-dedutivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001055945pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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