Ação pedagógica e estruturas formais : ensino médio e o pensamento hipotético-dedutivo
dc.contributor.advisor | Becker, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiros, Maria Elisa Schuck | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-27T02:31:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172206 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como principal objetivo desvelar a ação pedagógica do professor, verificando se este compreende o processo de desenvolvimento cognitivo do adolescente como construção de estruturas formais que acontecem através da ação do sujeito, em interação com o meio; observando, também, o desdobramento dessa interação em sala de aula. O estudo foi desenvolvido com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget e de autores seguidores de sua teoria. Pensando numa educação que visa ao desenvolvimento das estruturas cognitivas do sujeito, especificamente das estruturas formais, estudamos, neste trabalho, as características do pensamento do adolescente. Para a realização da pesquisa, contamos com a observação em sala de aula e a entrevista semi-estruturada com professores e alunos, o que possibilitou a coleta do material empírico para a análise do conteúdo. Desse modo, foi possível identificar a ação pedagógica e a epistemologia subjacente à prática docente, e verificar se esta está contribuindo para a melhoria do pensamento hipotético-dedutivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this research is to analyze if the high school teachers understand the cognitive development process of teenager. The cognitive development process works as a construction that happens through the interaction of the subject’s actions with the environment. This research also studied how this interaction happens into the classroom. The research settles its background on Jean Piaget’s genetics epistemology theory and authors who followed his studies. The education aims the development of the subject’s cognitive structures, specifically of the formals structures, and the teenager’s thought characteristics. The empirical material for the analysis of the content was gathered trough the observation into the classroom and semi-structured interviews with teachers and students. The research helped contributing with the identification of the pedagogical action and the underlying epistemology to this docent practice, and to check if it is contributing to improve the hypothetical deductive thought. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Epistemologia genética | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Ação pedagógica e estruturas formais : ensino médio e o pensamento hipotético-dedutivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001055945 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)