Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Juliana Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-27T02:31:24Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172205pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se constitui como uma investigação narrativa acerca dos critérios de seleção de filmes para exibição em contexto escolar, formal e informal, e das abordagens do cinema que esses critérios engendram, tendo como ponto de partida as atividades do Programa de Alfabetização Audiovisual e sua rede de professores. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores da educação básica, profissionais e pesquisadores do Programa, relaciona as práxis de exibição de filmes a teorias do cinema e educação e ao conceito de momentos de intensidade do filósofo Hans Ulrich Gumbrecht. A título de organização, e a partir das narrativas dos entrevistados, foram elencadas cinco abordagens principais de exibição de filmes em contexto escolar: abordagem de evento, abordagem da crítica cultural, abordagem da produção audiovisual, abordagem de debate temático e abordagem cineclubista. As questões levantadas sobre critérios de seleção fílmica foram trabalhadas de modo a estabelecer de que formas o cinema é pensado no ambiente escolar e em projeto voltado a esse público, em seu eixo de exibição.pt_BR
dc.description.abstractThis work constitutes an investigative narrative about the criteria of film selection for exhibition in a formal and informal school context, and the cinema approaches that these criteria generate, starting from the activities of the Audiovisual Literacy Program and its network of teachers. Through semi-structured interviews with teachers of basic education and professionals and researchers of the Program, it relates the praxis of film exhibition to theories of cinema and education and to the concept of moments of intensity of the philosopher Hans Ulrich Gumbrecht. As a form of organization, and based on the narrative of the interviewers, five main approaches of film screening on school context has been categorized: the event approach, cultural criticism approach, audiovisual production approach, thematic debate approach and the cinema club approach. The questions raised about criteria of film selection were worked out to establish in which ways cinema is thought on a school environment and on a project aimed to this public, in its axis of exhibition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema and educationen
dc.subjectCinema educativopt_BR
dc.subjectArt educationen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCinemaen
dc.titleExibição de filmes em contexto escolar : entre o Programa de Alfabetização Audiovisual e a sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001055943pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples