Construção de opinião no texto informativo : adjetivos, advérbios e figuras de linguagem como estratégias discursivas em Veja, Épica, IstoÉ e Carta Capital
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa problematiza o jornalismo produzido pelas principais revistas semanais de informação brasileiras: Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital. O objetivo geral é compreender como o discurso jornalístico das revistas semanais funciona ao introduzir, no texto informativo, efeitos de sentido valorativos próprios da opinião. Como objetivos específicos, a investigação busca identificar as principais estratégias verbais utilizadas na construção da opinião, bem como discuti-las na perspectiva de q ...
Esta pesquisa problematiza o jornalismo produzido pelas principais revistas semanais de informação brasileiras: Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital. O objetivo geral é compreender como o discurso jornalístico das revistas semanais funciona ao introduzir, no texto informativo, efeitos de sentido valorativos próprios da opinião. Como objetivos específicos, a investigação busca identificar as principais estratégias verbais utilizadas na construção da opinião, bem como discuti-las na perspectiva de que o jornalismo é um gênero discursivo construído na moldura de um contrato de comunicação. No âmbito teórico, a dissertação trabalha com conceitos fundamentais à análise, como discurso, campo jornalístico, objetividade, contrato de comunicação, gênero e subgênero. No âmbito empírico, o estudo trabalha com 16 edições das revistas, aplicando na análise os procedimentos metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa. O resultado apresenta a utilização de adjetivos, de alguns tipos de advérbios e de determinadas figuras de linguagem como as principais estratégias discursivas verbais de construção da opinião no interior dos textos informativos. ...
Abstract
This research deals with the journalism produced by the main Brazilian weekly information magazines Veja, Época, IstoÉ and CartaCapital. Its general objective is to understand how the weekly magazines journalistic discourse works when it introduces value-related effects that are proper to opinion in informative texts. As specific objectives, this investigation identifies the principal verbal strategies used in the construction of opinion and discusses them from the perspective that journalism i ...
This research deals with the journalism produced by the main Brazilian weekly information magazines Veja, Época, IstoÉ and CartaCapital. Its general objective is to understand how the weekly magazines journalistic discourse works when it introduces value-related effects that are proper to opinion in informative texts. As specific objectives, this investigation identifies the principal verbal strategies used in the construction of opinion and discusses them from the perspective that journalism is a discursive area which is constructed with the confines of a communication contract. In the theoretical scope, this dissertation works with fundamental concepts to analysis, such as discourse, the field of journalism, objectivity, communication contract, gender and subgender. The empirical scope of this study was 16 issues of these magazines in the analysis of which the methodological procedures of the French line of Discourse Analysis were applied. The result presents the use of adjectives, some kinds of adverbs and certain figurative language as the main verbal discursive strategies for the construction of opinion within the informative texts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6056)Comunicação e Informação (596)
Este item está licenciado na Creative Commons License