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dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Janaínept_BR
dc.date.accessioned2009-09-10T04:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17168pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza o jornalismo produzido pelas principais revistas semanais de informação brasileiras: Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital. O objetivo geral é compreender como o discurso jornalístico das revistas semanais funciona ao introduzir, no texto informativo, efeitos de sentido valorativos próprios da opinião. Como objetivos específicos, a investigação busca identificar as principais estratégias verbais utilizadas na construção da opinião, bem como discuti-las na perspectiva de que o jornalismo é um gênero discursivo construído na moldura de um contrato de comunicação. No âmbito teórico, a dissertação trabalha com conceitos fundamentais à análise, como discurso, campo jornalístico, objetividade, contrato de comunicação, gênero e subgênero. No âmbito empírico, o estudo trabalha com 16 edições das revistas, aplicando na análise os procedimentos metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa. O resultado apresenta a utilização de adjetivos, de alguns tipos de advérbios e de determinadas figuras de linguagem como as principais estratégias discursivas verbais de construção da opinião no interior dos textos informativos.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the journalism produced by the main Brazilian weekly information magazines Veja, Época, IstoÉ and CartaCapital. Its general objective is to understand how the weekly magazines journalistic discourse works when it introduces value-related effects that are proper to opinion in informative texts. As specific objectives, this investigation identifies the principal verbal strategies used in the construction of opinion and discusses them from the perspective that journalism is a discursive area which is constructed with the confines of a communication contract. In the theoretical scope, this dissertation works with fundamental concepts to analysis, such as discourse, the field of journalism, objectivity, communication contract, gender and subgender. The empirical scope of this study was 16 issues of these magazines in the analysis of which the methodological procedures of the French line of Discourse Analysis were applied. The result presents the use of adjectives, some kinds of adverbs and certain figurative language as the main verbal discursive strategies for the construction of opinion within the informative texts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectVeja (Revista)pt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectIsto É (Revista)pt_BR
dc.subjectCommunication contracten
dc.subjectCarta Capital (Revista)pt_BR
dc.subjectWeekly magazinesen
dc.subjectÉpoca (Revista)pt_BR
dc.titleConstrução de opinião no texto informativo : adjetivos, advérbios e figuras de linguagem como estratégias discursivas em Veja, Épica, IstoÉ e Carta Capitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000711632pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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