Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBordas, Merion Campospt_BR
dc.contributor.authorMengue, Sotero Serratept_BR
dc.date.accessioned2017-12-22T02:25:06Zpt_BR
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171435pt_BR
dc.description.abstractO estudo relata e analisa, através de uma abordagem qualitativa, as experiências de um projeto participativo de educação e saúde para escolas de primeiro grau de periferia urbana. Nas manifestações das professoras foi observado um amplo espectro de concepções em relação às questões da saúde. Entretanto, nas atividades em sala de aula predominaram instruções sobre hábitos de higiene atendendo fortemente a uma dimensão normativa e disciplinadora. A visão tradicional de escola, por parte da maioria das professoras, constituiu-se em dificuldade significativa para o desenvolvimento do projeto, principalmente, no que se refere à valorização das idéias dos alunos. Os questionamentos formulados à escola, por parte dos pesquisadores e algumas professoras, provocaram uma reação intervencionista da Secretaria Municipal de Educação que impediu a continuidade pela do projeto que levou à realização de atividades diretamente com as crianças em sala de aula; nessas atividades, o dado mais significativo foi a descoberta de que, para as crianças, as noções de saúde e doença estão relacionadas às injunções e conseqüências dos tipos de trabalho exercido e às condições de vida da população dos tipos de trabalho exercido e às condições de vida da população da qual fazem parte. Observou-se, também, que apesar dos esforços dispêndios pelas professoras, as crianças não se mostraram realmente respectivas às instruções higiênicas professadas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Projeto Pericampuspt_BR
dc.titleA educação da saúde na escola de primeiro grau : possibilidades e limitaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000009598pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1989pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples