Escola libriação : biografemática do gesto
dc.contributor.advisor | Seffner, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Sperb, Carolina Comerlato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-17T02:31:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170344 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese traduz, imagina e transcria uma escola biografemática do gesto denominada Libriação. Este nome significa e deriva de Libras e de criação e vive por meio de biografemas (vidas de grafemar) curricularesdidáticas da arte, do gesto, do romance, do cenalário e da diferença. O texto compõe-se de procedimentos tradutórios de pensar-criar, desde signos e conceitos sentidos; funciona em elementos-atributos científicos-filosóficosartísticos; e traduz em três formas: de pesquisa, ensino e extensão, que não se separam, mas operam, de forma conjunta e transversalizada, em meio à educação e à vida. O primeiro bloco é formado pela biografemática de pesquisar-ensinar-extensionar sobre produções-efeitos de pensamentos e extensões educacionais-contemporâneas; o segundo bloco é escrito por cenalários da educação contemporânea; e o terceiro conclui em um eu pesquisador, um educador e um extensionador, impossíveis de ser definido, pois é resultante de possibilidades diárias-vivas de criar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present thesis translates, imagines and transcrires a biographical school of the gesture denominated Libriação. This name means and derives from Libras and creation and lives by means of biografemas (live of grafemar) curricular-didactics of the art, the gesture, the novel, the scenario and the difference. The text consists of translational procedures of thinkingcreating, from signs and concepts sense; Works on scientific-philosophicalartistic- attribute elements; and translates into three forms: research, teaching and extension, which do not separate, but operate, jointly and transversally, in the midst of education and life. The first block is formed by the biographemática of research-teach-extend about productions-effects of thoughts and educational extensions-contemporary; the second block is written by contemporary education cenarios; and the third concludes in a researcher, an educator and an extension worker, impossible to be defined, because it is the result of daily living possibilities to create. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | pt_BR |
dc.subject | Libras | en |
dc.subject | Creation | en |
dc.subject | Biographe | en |
dc.subject | Gesture | en |
dc.title | Escola libriação : biografemática do gesto | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001052210 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7540)Educação (2530)