Educandos com deficiência intelectual na EJA : contribuições para a desconstrução do mito da incapacidade
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa explicita uma reflexão sobre a escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir da experiência de estágio docente da própria pesquisadora. Trata desde o momento em que a professora estagiária constrói seus conceitos sobre essas modalidades de Educação (Educação Especial e EJA), permeando a historicidade de ambas e os desafios da própria docência, até estabelecer um método enraizado em Freire que vislumbra o educando participando de desafios mobilizadore ...
A presente pesquisa explicita uma reflexão sobre a escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir da experiência de estágio docente da própria pesquisadora. Trata desde o momento em que a professora estagiária constrói seus conceitos sobre essas modalidades de Educação (Educação Especial e EJA), permeando a historicidade de ambas e os desafios da própria docência, até estabelecer um método enraizado em Freire que vislumbra o educando participando de desafios mobilizadores, esses que contribuem para que o aluno se emancipe. Trata também das marcas de fracasso e incapacidade que esses educandos carregam por estarem lutando pelo próprio direito à Educação, bem como problematiza o atendimento educacional especializado para esses sujeitos. Por fim, discute a importância de o/a docente compreender a singularidade de cada sujeito, assim como suas possibilidades, reafirmando a importância de uma prática pedagógica adequada em nosso contexto social e educacional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License