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dc.contributor.advisorBrabo, Gabriela Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Jennifer Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:34:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165941pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa explicita uma reflexão sobre a escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir da experiência de estágio docente da própria pesquisadora. Trata desde o momento em que a professora estagiária constrói seus conceitos sobre essas modalidades de Educação (Educação Especial e EJA), permeando a historicidade de ambas e os desafios da própria docência, até estabelecer um método enraizado em Freire que vislumbra o educando participando de desafios mobilizadores, esses que contribuem para que o aluno se emancipe. Trata também das marcas de fracasso e incapacidade que esses educandos carregam por estarem lutando pelo próprio direito à Educação, bem como problematiza o atendimento educacional especializado para esses sujeitos. Por fim, discute a importância de o/a docente compreender a singularidade de cada sujeito, assim como suas possibilidades, reafirmando a importância de uma prática pedagógica adequada em nosso contexto social e educacional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleEducandos com deficiência intelectual na EJA : contribuições para a desconstrução do mito da incapacidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046233pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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