Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS
Fecha
2017Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos durante a segunda quinzena do mês de maio de 2017 junto a 71 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual/RS. Para a obtenção das informações utilizou-se dois questionários de pergunta ...
O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos durante a segunda quinzena do mês de maio de 2017 junto a 71 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual/RS. Para a obtenção das informações utilizou-se dois questionários de perguntas abertas a fim de inventariar as representações de respeito na relação professor-aluno construídas pelos informantes, considerando as ações do docente, as ações dos alunos e os efeitos dessas representações no cotidiano escolar. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, uma vez que busca contribuir para um modo de compreender o conceito de respeito, partindo do ponto de vista dos alunos. O conceito-ferramenta utilizado para a análise dos dados foi representação cultural Hall (1997a). As análises produzidas estão divididas em três eixos: 1) representações acerca do respeito de professor: 2) representações acerca do respeito de aluno; 3) os efeitos dessas representações para as práticas escolares. A partir desses dados foi possível compreender o sentir como um instrumento de produção de representação que, assim como a linguagem, contribui para a construção e compartilhamento de significados, sendo, portanto, um meio de grande relevância para a construção da aprendizagem. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37317)Tesinas Pedagogía (1399)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License