Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS
dc.contributor.advisor | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Lúcia Vilma Lissarassa da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T02:33:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165890 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em um estudo de caso o qual tem por objetivo analisar as representações culturais sobre respeito na relação professor-aluno por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos durante a segunda quinzena do mês de maio de 2017 junto a 71 estudantes de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual/RS. Para a obtenção das informações utilizou-se dois questionários de perguntas abertas a fim de inventariar as representações de respeito na relação professor-aluno construídas pelos informantes, considerando as ações do docente, as ações dos alunos e os efeitos dessas representações no cotidiano escolar. O estudo insere-se no campo dos Estudos Culturais, uma vez que busca contribuir para um modo de compreender o conceito de respeito, partindo do ponto de vista dos alunos. O conceito-ferramenta utilizado para a análise dos dados foi representação cultural Hall (1997a). As análises produzidas estão divididas em três eixos: 1) representações acerca do respeito de professor: 2) representações acerca do respeito de aluno; 3) os efeitos dessas representações para as práticas escolares. A partir desses dados foi possível compreender o sentir como um instrumento de produção de representação que, assim como a linguagem, contribui para a construção e compartilhamento de significados, sendo, portanto, um meio de grande relevância para a construção da aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Respeito na relação professor-aluno : representações culturais de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre-RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046280 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1399)