Guias de execução e memorização : estudo de caso com violinistas pós-graduados
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho investiga processos de aprendizagem e memorização simultâneos ao avaliar a eficácia dos Guias de Execução (GEs) segundo o protocolo Chaffin. O protocolo foi utilizado como estratégia de prática deliberada para o aprendizado e memorização simultâneos. Objetiva-se observar o efeito dos GEs para o controle dos sintomas de ansiedade durante a performance, bem como para a recuperação de episódios de falhas de memória do intérprete. O estudo envolve quatro violinistas pós-graduado ...
O presente trabalho investiga processos de aprendizagem e memorização simultâneos ao avaliar a eficácia dos Guias de Execução (GEs) segundo o protocolo Chaffin. O protocolo foi utilizado como estratégia de prática deliberada para o aprendizado e memorização simultâneos. Objetiva-se observar o efeito dos GEs para o controle dos sintomas de ansiedade durante a performance, bem como para a recuperação de episódios de falhas de memória do intérprete. O estudo envolve quatro violinistas pós-graduados e apresenta a proposta de aprender e memorizar simultaneamente um repertório não estudado previamente de maneira sistemática. O repertório pôde ser escolhido livremente pelos participantes dentre a obra Sonatas e Partitas de Johann Sebastian Bach (BWV 1001-1006). ...
Abstract
This work investigates simultaneous learning and memorization processes by evaluating the effectiveness of Performance Cues (PCs) according to Chaffin’s protocol. The protocol was used as a deliberate practice strategy for learning and memorizing simultaneously. The purpose of this investigation is to observe the effect of PCs on controling symptoms of anxiety during the performance, as well as how it helps recovery from memory failure episodes by the performer. The study involves four postgrad ...
This work investigates simultaneous learning and memorization processes by evaluating the effectiveness of Performance Cues (PCs) according to Chaffin’s protocol. The protocol was used as a deliberate practice strategy for learning and memorizing simultaneously. The purpose of this investigation is to observe the effect of PCs on controling symptoms of anxiety during the performance, as well as how it helps recovery from memory failure episodes by the performer. The study involves four postgraduates violinists and presents the proposal of learning and memorizing a repertoire that was not previously studied in a systematic way. The repertoire could be chosen freely by the participants from the work Sonatas and Partitas by Johann Sebastian Bach (BWV 1001-1006). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License