Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Débora Borges dapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-28T02:28:07Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163517pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga processos de aprendizagem e memorização simultâneos ao avaliar a eficácia dos Guias de Execução (GEs) segundo o protocolo Chaffin. O protocolo foi utilizado como estratégia de prática deliberada para o aprendizado e memorização simultâneos. Objetiva-se observar o efeito dos GEs para o controle dos sintomas de ansiedade durante a performance, bem como para a recuperação de episódios de falhas de memória do intérprete. O estudo envolve quatro violinistas pós-graduados e apresenta a proposta de aprender e memorizar simultaneamente um repertório não estudado previamente de maneira sistemática. O repertório pôde ser escolhido livremente pelos participantes dentre a obra Sonatas e Partitas de Johann Sebastian Bach (BWV 1001-1006).pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates simultaneous learning and memorization processes by evaluating the effectiveness of Performance Cues (PCs) according to Chaffin’s protocol. The protocol was used as a deliberate practice strategy for learning and memorizing simultaneously. The purpose of this investigation is to observe the effect of PCs on controling symptoms of anxiety during the performance, as well as how it helps recovery from memory failure episodes by the performer. The study involves four postgraduates violinists and presents the proposal of learning and memorizing a repertoire that was not previously studied in a systematic way. The repertoire could be chosen freely by the participants from the work Sonatas and Partitas by Johann Sebastian Bach (BWV 1001-1006).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolinopt_BR
dc.subjectViolinen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectGuia de execuçãopt_BR
dc.subjectPerformance cuesen
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectPerformance anxietyen
dc.subjectMemorização musicalpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleGuias de execução e memorização : estudo de caso com violinistas pós-graduadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGerling, Fredi Vieirapt_BR
dc.identifier.nrb001025020pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples