Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.contributor.authorZiede, Mariangela Kraemer Lenzpt_BR
dc.date.accessioned2009-06-23T04:12:43Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16186pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractThis research, whose main objective is to examine the construction of the function of tutor within the Graduate Course of Pedagogy in the distance mode of the Federal University of Rio Grande do Sul (PEAD, in Portuguese) is a case study and follow the model of qualitative research. The data analysis was based on the genetic epistemology of Piaget, seeking for the way how Become Awareness (Consciousness) takes place. For the analysis of the data, it was operated with the levels of Consciousness in three categories: technology ownership, strategies of intervention in areas of tutorial and understanding of the changes proposed by the course. The analysis was conducted from a survey of the registers of the tutors in environments of the course. With this study it was possible to conclude that from interactions with the teachers-students 2and with studies in the specialization course, tutors were forming the awareness of the very same function of tutorial, which resulted in changes in their ways to understand the proposal of the course, the teachers-students and the technologies, qualifying, therefore the pedagogical work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessor-tutorpt_BR
dc.subjectTeacher-tutoren
dc.subjectTutoria à distânciapt_BR
dc.subjectMentoring in the distanceen
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTomada de consciênciapt_BR
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectAwarenessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectFederal University of Rio Grande do Sul school of educationen
dc.subjectCourse of pedagogyen
dc.subjectGraduateen
dc.subjectPiaget, Jeanen
dc.titleA construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000698265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples