A arte de ser bela: uma análise crítica sobre identidades femininas, ideais de beleza e modernidade na revista Eu Sei Tudo no início do século XX
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Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar um recorte de textos e imagens femininas da revista ilustrada Eu Sei Tudo. A publicação mensal tinha em média 120 páginas e contava com conteúdos de temáticas e formatos variados. Apresentava-se como um “Magazine mensal ilustrado – scientifico, artístico, histórico e litterario”. Circulou entre 1917 a 1958 e era impressa pela Companhia Editora Americana no Rio de Janeiro. Foi feito um levantamento nas edições da primeira década de produção da Eu Sei Tudo (1917 ...
Este trabalho se propõe a analisar um recorte de textos e imagens femininas da revista ilustrada Eu Sei Tudo. A publicação mensal tinha em média 120 páginas e contava com conteúdos de temáticas e formatos variados. Apresentava-se como um “Magazine mensal ilustrado – scientifico, artístico, histórico e litterario”. Circulou entre 1917 a 1958 e era impressa pela Companhia Editora Americana no Rio de Janeiro. Foi feito um levantamento nas edições da primeira década de produção da Eu Sei Tudo (1917-1926) em busca de um recorte para abordar as representações femininas para este trabalho. A coluna A arte de ser bella, destinada “às leitoras” trazia conteúdo sobre a manutenção e cuidados de beleza. Presente em 22 edições, foi escolhida para uma Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Para discutir das representações de gênero e a construção do ideal de beleza feminina e de modernidade, foi feito um cruzamento do contexto histórico na imprensa brasileira com os aspectos da condição da mulher no início do século XX. Como base teórica, propõe-se um diálogo entre os Estudos de Gênero, sob o viés pós-estruturalista (Butler, 2015); a História da perspectiva das mulheres (Perrot, 2007; Besse, 1999; Pedro, 2005); a História Cultural na Comunicação (Barbosa, 2005; Darnton, 2010); a Imprensa Feminina (Buitoni,1981, 1986); e a construção da Beleza (Eco, 2004; Wolf, 1992). A pesquisa buscou compreender quais ideais estavam por trás dos procedimentos de embelezamento divulgados na revista Eu Sei Tudo dentro da coluna A arte de ser bella. Através da interpretação dos textos e imagens presentes no recorte, foi feita uma catalogação do conteúdo. Buscou-se articular e compreender as relações de sentidos políticos identitários femininos que surgiram das leituras. Compreendeu-se que o dispositivo legitimava aspectos como a pele branca, a magreza, a fragilidade feminina, a higiene e a juventude como partes importantes do processo de embelezamento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1828)
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