A arte de ser bela: uma análise crítica sobre identidades femininas, ideais de beleza e modernidade na revista Eu Sei Tudo no início do século XX
dc.contributor.advisor | Strelow, Aline do Amaral Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Alibio, Nádia Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T02:37:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157375 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a analisar um recorte de textos e imagens femininas da revista ilustrada Eu Sei Tudo. A publicação mensal tinha em média 120 páginas e contava com conteúdos de temáticas e formatos variados. Apresentava-se como um “Magazine mensal ilustrado – scientifico, artístico, histórico e litterario”. Circulou entre 1917 a 1958 e era impressa pela Companhia Editora Americana no Rio de Janeiro. Foi feito um levantamento nas edições da primeira década de produção da Eu Sei Tudo (1917-1926) em busca de um recorte para abordar as representações femininas para este trabalho. A coluna A arte de ser bella, destinada “às leitoras” trazia conteúdo sobre a manutenção e cuidados de beleza. Presente em 22 edições, foi escolhida para uma Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Para discutir das representações de gênero e a construção do ideal de beleza feminina e de modernidade, foi feito um cruzamento do contexto histórico na imprensa brasileira com os aspectos da condição da mulher no início do século XX. Como base teórica, propõe-se um diálogo entre os Estudos de Gênero, sob o viés pós-estruturalista (Butler, 2015); a História da perspectiva das mulheres (Perrot, 2007; Besse, 1999; Pedro, 2005); a História Cultural na Comunicação (Barbosa, 2005; Darnton, 2010); a Imprensa Feminina (Buitoni,1981, 1986); e a construção da Beleza (Eco, 2004; Wolf, 1992). A pesquisa buscou compreender quais ideais estavam por trás dos procedimentos de embelezamento divulgados na revista Eu Sei Tudo dentro da coluna A arte de ser bella. Através da interpretação dos textos e imagens presentes no recorte, foi feita uma catalogação do conteúdo. Buscou-se articular e compreender as relações de sentidos políticos identitários femininos que surgiram das leituras. Compreendeu-se que o dispositivo legitimava aspectos como a pele branca, a magreza, a fragilidade feminina, a higiene e a juventude como partes importantes do processo de embelezamento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Eu Sei Tudo (Revista) | pt_BR |
dc.subject | Representação do feminino | pt_BR |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.title | A arte de ser bela: uma análise crítica sobre identidades femininas, ideais de beleza e modernidade na revista Eu Sei Tudo no início do século XX | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013377 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1826)