Brincadeira e teatro : percorrendo o caminho da transformação
![Thumbnail](/bitstream/handle/10183/15669/000687829.pdf.jpg?sequence=3&isAllowed=y)
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O trabalho tem como tema a brincadeira infantil e sua possível transformação em atividade teatral por parte da criança. O campo empírico da investigação é a realidade de uma escola pública, na qual a pesquisadora atua como professora, e os sujeitos investigados são os seus próprios alunos, estudantes do Ensino Fundamental. Tendo por base estudos acerca do jogo, realizados por teóricos como Gilles Brougère, D. Elkonin, Ingrid Koudela e Gisela Wajskop, dentre outros, o trabalho problematiza quest ...
O trabalho tem como tema a brincadeira infantil e sua possível transformação em atividade teatral por parte da criança. O campo empírico da investigação é a realidade de uma escola pública, na qual a pesquisadora atua como professora, e os sujeitos investigados são os seus próprios alunos, estudantes do Ensino Fundamental. Tendo por base estudos acerca do jogo, realizados por teóricos como Gilles Brougère, D. Elkonin, Ingrid Koudela e Gisela Wajskop, dentre outros, o trabalho problematiza questões relacionadas ao tema, a partir de situações evidenciadas em diferentes momentos vividos pelas crianças. Busca-se, em última análise, refletir sobre possíveis aproximações entre a brincadeira e a atividade teatral, mediante a análise dos fatores que se apresentam nesse caminho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)