Navegação Ensino de História por Título
Resultados 36-55 de 57
-
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa
(2016) [Dissertação]O presente trabalho versa sobre a escrita da História em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa. Os artefatos analisados foram Tríade: liberdade, igualdade e fraternidade e Assassin’s Creed Unity. ... -
“Maria da Vila matilde” e “Marido da orgia” formas de dizer/cantar sobre a violência contra mulheres : a canção popular brasileira no ensino de História
(2020) [Dissertação]O presente trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre a canção popular brasileira como recurso didático e seu uso como documento ou fonte na sala de aula, por meio de oficina didática para o Ensino Médio, através da ... -
As Marias da Conceição : por um ensino de história situado, decolonial e interseccional
(2018) [Dissertação]Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de História nasce de minha trajetória como professora de História na E.E.E.F. Santa Luzia, que atende a comunidade da Vila Maria da Conceição em Porto Alegre, e da forma ... -
Maus na sala de aula : como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica histórica
(2023) [Dissertação]O ponto de partida da pesquisa que segue surgiu do interesse em desenvolver uma aprendizagem crítica e participativa. O golpe midiático, jurídico e parlamentar de 2016 levou a sociedade brasileira a profundas transformações ... -
Memórias em disputa : a ditadura civil-militar e o ensino de história
(2020) [Dissertação]A presente dissertação, inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, tem como tema principal as relações entre o Ensino de História e as disputas de memória em torno da ditadura civil-militar, ... -
A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS)
(2016) [Dissertação]Este estudo tem como objetivo propor e avaliar uma experiência de ensino de História através do patrimônio a partir do diálogo entre as noções de patrimônio pessoal, patrimônio “consagrado” e, sobretudo, patrimônio escolar. ... -
Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
(2019) [Dissertação]Trabalhar História em sala de aula de forma diferenciada e significativa é um grande desafio, mas muito necessário, no atual cenário educativo onde o ensino tradicional ainda prevalece, apesar da variedade de espaços e ... -
Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira
(2018) [Dissertação]Pensar o ensino de História da Ditadura Civil-Militar Brasileira a partir de práticas pedagógicas de construção de biografias históricas que nos permitam perceber a empatia histórica desenvolvida pelos alunos é o objetivo ... -
Patrimônio arqueológico nas aulas de história : práticas investigativas com estudantes do 6º ano
(2021) [Dissertação]Este estudo investiga o patrimônio arqueológico em sala de aula a partir de situações de ensino com estudantes do 6º ano, de uma escola estadual de Nova Petrópolis (RS). Buscou-se problematizar alguns patrimônios reconhecidos ... -
Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube
(2018) [Dissertação]A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, ... -
Produção de autobiografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental como forma de refletir sobre trajetórias de vida e desenvolver noções do trabalho do historiador
(2016) [Dissertação]Este trabalho apresenta pesquisa que busca, por meio da produção de autobiografias por alunos de sexto ano, possibilitar reflexões sobre trajetórias de vida, bem como desenvolver noções do trabalho do historiador, em ... -
“Professora, e as mulheres nessa história toda?” : sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos anos finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária
(2021) [Dissertação]O presente trabalho buscou mobilizar a categoria gênero para reconhecer e incluir as mulheres na história ensinada. A fim de analisar minha própria prática pedagógica e compreender se, e como, ela estaria reproduzindo ou ... -
Projeto Paideia : o lugar do Ensino de História para a educação política de estudantes do Ensino Fundamental (Porto Alegre-RS, 2017-2020)
(2021) [Dissertação]O tema desta dissertação é sobre a Educação Política com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola de Porto Alegre/RS. A atividade com os alunos foi desenvolvida ao longo do Projeto Paideia e da busca do lugar do ... -
Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
(2023) [Dissertação]O presente trabalho versa acerca da criação de um áudio-drama produzido com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Através do uso de Role Playing Game (RPG), suas mecânicas e ... -
Repensando a aula de história : decolonialidade, resistência e protagonismo
(2020) [Dissertação]Essa dissertação trata sobre o ensino de História através da perspectiva da pedagogia decolonial. Tem como principal objetivo pensar a aula e o currículo de História abertos às histórias e às memórias das pessoas que vivem ... -
Sobreviver é resistir : vida e movimento na formação dos/as professores/as de história da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS
(2020) [Dissertação]O tema desta dissertação diz respeito à formação de professores/as de História e à liberdade de ensinar. Tem como problemática analisar o significado de ser professor/a de História na Rede Municipal de Ensino de Porto ... -
Tempos de diferença: ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem
(2022) [Dissertação]Trata-se de uma pesquisa sobre as qualidades da ludicidade no ensino de história, detendo-se especialmente nas contribuições que a metodologia da gamificação pode acrescentar aos processos de aprendizagem em história, bem ... -
Tocando na ferida : gênero e ditadura no ensino de história através da análise de testemunhos
(2018) [Dissertação]O presente trabalho de pesquisa tem como tema o ensino da história das mulheres na ditadura civil-militar brasileira. Foram investigados os processos de apropriação e produção de saberes escolares sobre gênero e ditadura ... -
O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
(2022) [Dissertação]O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas ... -
Os valores civilizatórios afro-brasileiros na ERER: uma proposta de Ensino de História por meio do comunitarismo de Beatriz Nascimento (1970-1990)
(2022) [Dissertação]Buscando possibilidades para a execução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), neste trabalho, ...