O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas assumem uma perspectiva decolonial ao contestar a história hegemônica dos grupos dominantes e também ao garantir a centralidade dos estudantes em seu processo de construção do conhecimento, bem como ao romper as barreiras disciplinares e trabalhar de forma transdisciplinar, ao me ...
O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas assumem uma perspectiva decolonial ao contestar a história hegemônica dos grupos dominantes e também ao garantir a centralidade dos estudantes em seu processo de construção do conhecimento, bem como ao romper as barreiras disciplinares e trabalhar de forma transdisciplinar, ao mesmo tempo permitindo o trabalho com fontes históricas. Assim, por meio das oficinas se objetiva que os alunos e alunas não apenas construam o conhecimento, mas se empoderem quanto a sua história e ao seu espaço. Como resultado e materialização desta pesquisa foi construído um site com o Memorial Virtual da EMEF Ivo Rech e da sua comunidade escolar, permitindo acesso à pesquisa realizada pelos estudantes e professor a toda a comunidade. O Memorial está disponível em https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.com ...
Abstract
This paper addresses the possibilities of using a set of pedagogical workshops to investigate the local history of a peripheral community in the Metropolitan Region of Porto Alegre. These workshops have a decolonial character by contesting the hegemonic history of dominant groups and also by guaranteeing the centrality of students in their knowledge construction process, as well as by breaking disciplinary barriers and working in a transdisciplinary way, while allowing contact with the historic ...
This paper addresses the possibilities of using a set of pedagogical workshops to investigate the local history of a peripheral community in the Metropolitan Region of Porto Alegre. These workshops have a decolonial character by contesting the hegemonic history of dominant groups and also by guaranteeing the centrality of students in their knowledge construction process, as well as by breaking disciplinary barriers and working in a transdisciplinary way, while allowing contact with the historical sources. Thus, through pedagogical workshops, the objective is for students not only to build knowledge, but to empower themselves in terms of their history and space. As a result and materialization of this research, a website was built with the Virtual Memorial of EMEF Ivo Rech and its school community, allowing access to the research carried out by students and professor to the entire community. The Memorial is available at https://memorialvirtualdocanarinho.worpress.com ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
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Ciências Humanas (7478)Ensino de História (59)
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