Conhecimento de professores de escolas municipais de Canoas-RS sobre traumatismos dentários : fatores associados e estratégias para desenvolver competências
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Traumatismos bucais representam um problema de saúde pública com implicação na qualidade de vida, ocorrendo com freqüência em ambiente escolar. Apesar da importância da participação do professor na abordagem emergencial destes agravos, estudos indicam que estes profissionais não estão preparados para assumir este papel. O objetivo do presente estudo foi identificar, por meio de método quanti e qualitativo, os fatores associados ao conhecimento insuficiente dos professores sobre traumatismos buc ...
Traumatismos bucais representam um problema de saúde pública com implicação na qualidade de vida, ocorrendo com freqüência em ambiente escolar. Apesar da importância da participação do professor na abordagem emergencial destes agravos, estudos indicam que estes profissionais não estão preparados para assumir este papel. O objetivo do presente estudo foi identificar, por meio de método quanti e qualitativo, os fatores associados ao conhecimento insuficiente dos professores sobre traumatismos bucais, conhecer as percepções dos gestores escolares sobre este tema e, a partir destes levantamentos, sugerir estratégias para modificar o cenário. O universo amostral foi constituído por 405 professores de 17 escolas municipais de Canoas/RS, que responderam a questionário estruturado para avaliar o conhecimento em relação à conduta emergencial frente a fraturas coronárias e avulsão dentária. Além disso, a amostra compreendeu 14 gestores destas escolas, que responderam a questionário semi-estruturado. A análise multivariada demonstrou que a chance de conhecimento inadequado foi maior em professores do sexo masculino, com menor experiência profissional, sem curso de pós-graduação e que não fizeram treinamento em primeiros socorros. Os gestores das escolas identificaram como causas do desconhecimento o fato deste tema não ser abordado na formação e educação continuada do professor e não ter vivenciado experiência de traumatismo na escola. Estratégias para desenvolver competências acerca de traumatismos dentários devem contemplar os resultados encontrados neste estudo e oportunizar a inserção deste tema na formação curricular e na capacitação pedagógica do professor de forma continuada por meio de comunicação escrita e visual. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License