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dc.contributor.advisorBrei, Vinícius Andradept_BR
dc.contributor.authorFeldens, Eliane Gersonpt_BR
dc.date.accessioned2009-04-25T04:12:35Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15627pt_BR
dc.description.abstractTraumatismos bucais representam um problema de saúde pública com implicação na qualidade de vida, ocorrendo com freqüência em ambiente escolar. Apesar da importância da participação do professor na abordagem emergencial destes agravos, estudos indicam que estes profissionais não estão preparados para assumir este papel. O objetivo do presente estudo foi identificar, por meio de método quanti e qualitativo, os fatores associados ao conhecimento insuficiente dos professores sobre traumatismos bucais, conhecer as percepções dos gestores escolares sobre este tema e, a partir destes levantamentos, sugerir estratégias para modificar o cenário. O universo amostral foi constituído por 405 professores de 17 escolas municipais de Canoas/RS, que responderam a questionário estruturado para avaliar o conhecimento em relação à conduta emergencial frente a fraturas coronárias e avulsão dentária. Além disso, a amostra compreendeu 14 gestores destas escolas, que responderam a questionário semi-estruturado. A análise multivariada demonstrou que a chance de conhecimento inadequado foi maior em professores do sexo masculino, com menor experiência profissional, sem curso de pós-graduação e que não fizeram treinamento em primeiros socorros. Os gestores das escolas identificaram como causas do desconhecimento o fato deste tema não ser abordado na formação e educação continuada do professor e não ter vivenciado experiência de traumatismo na escola. Estratégias para desenvolver competências acerca de traumatismos dentários devem contemplar os resultados encontrados neste estudo e oportunizar a inserção deste tema na formação curricular e na capacitação pedagógica do professor de forma continuada por meio de comunicação escrita e visual.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectTraumatismo dentáriopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.titleConhecimento de professores de escolas municipais de Canoas-RS sobre traumatismos dentários : fatores associados e estratégias para desenvolver competênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000678220pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão em Saúdept_BR


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