Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorTolentino, Edilene Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2009-04-07T04:12:31Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15526pt_BR
dc.description.abstractA exposição da comunidade escolar às novas tecnologias de informação e comunicação tem impacto positivo na apropriação tecnológica. Nosso objetivo é analisar o uso dos laboratórios de informática em três escolas públicas de Diamantina. Utilizamos como parâmetros os estágios evolutivos do Projeto ACOT (Apple Classroom of Tomorrow - Salas de Aula do Futuro da Apple). O referencial teórico trabalha a partir de cinco estágios evolutivos: (1) exposição; (2) adoção; (3) adaptação; (4) apropriação e; (5) inovação. Estas categorias derivam de registros de observação nos 10 anos de duração do projeto da Apple. Cada estágio expõe comportamentos e atitudes que gradativamente incorporam as novas tecnologias. A fonte dos dados está (a) nas entrevistas com professores, alunos, diretores de escola, mães e (b) nos registros de observações em campo realizadas no período de 2004 e 2005. O procedimento analítico busca as unidades significativas do discurso. Os estágios do projeto ACOT podem ser usados como parâmetros para mostrar a apropriação tecnológica nas escolas. Nas três escolas analisadas percebe-se que há uma apropriação significativa do uso das novas tecnologias em sala de aula, propiciando mudanças no ambiente escolar e mudança de postura na relação professor-aluno. Este trabalho foi produzido no Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFRGS), insere-se na linha de pesquisa Informática na Educação e vincula-se ao Núcleo de Educação Digital.pt_BR
dc.description.abstractThe exposure of school communities to new information and communication technologies has positive impact on technological appropriation. Our objective was to analyze the use of computer laboratories in three public schools in Diamantina. We have used the evolutive stages of the ACOT Project (Apple Classroom of Tomorrow) as parameters. The theoretical reference works from five evolutive stages: (1) exposure; (2) adoption; (3) adaptation; (4) appropriation and (5) innovation. These categories have derived from observations recorded during the 10-year period of the Apple Project. Each stage shows behaviors and attitudes which have gradually incorporated the new technologies. The source of data consists of (a) interviews with teachers, students, principals and mothers, and (b) field observations recorded between 2004 and 2005. The analytical procedure has searcherd for meaningful units of discourse. The stages of the ACOT Project may be used as parameters to show the technological appropriation in schools. In the three schools analyzed, there has been a significant appropriation of the use of new technologies in the classroom, thus allowing for innovation in the school environment and change of position in the teacher-student relashionship. This work has been carried out in Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/UFRGS) as part of the research area related to the use of computers in education and is associated with the Núcleo de Educação Digital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectEvolutive stagesen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectACOT projecten
dc.subjectPublic schoolsen
dc.titleEstudo sobre a apropriação tecnológica em escolas de Diamantina - Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000683742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples