Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Márcio Porciúnculapt_BR
dc.date.accessioned2009-04-07T04:12:29Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15520pt_BR
dc.description.abstractTrata da escrita educacional como problema. Para isso, experimentase e interroga-se como praticar tal escrita, não à procura dos significados, mas um exercício de experimentação com a linguagem para liberar as volições de um texto. A partir da proposta de uma língua menor, desenvolvida por Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como por procedimentos literários de várias ordens, essa escrita busca produzir junto com esses autores, um bloco de sensações, isto é, um composto de perceptos e afectos. Com Roland Barthes o texto educacional torna-se escritura de prazer. Num cruzamento entre filosofia, arte e literatura, encontram-se outros intercessores: Paul Valéry, Samuel Beckett, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Raduan Nassar, Hilda Hilst, Lautréamont e outros mais. A escritura torna-se aqui, máquina revolucionária de inventividade e de produção de desejo e de diferença no campo da educação. O texto discorre sobre a experiência de um corpo educador-escrileitor-pesquisador, e aposta numa scrita nuova como objeto de prazer desse mesmo corpo.pt_BR
dc.description.abstractIt is about writing – seen as a problem – in the field of educational theory. In line with this, the practice of this writing is submitted to an experiment and to an interrogation, not in search of meanings, but as an exercise in experimentation with language in order to liberate the volitions of a text. Taking as a point of departure the concept of a minor language, such as it was developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari, and having recourse to a variety of literary procedures, this writing tries to produce a block of sensations, that is, a composite of percepts and affects. If we follow Roland Barthes, the educational text becomes a writing of pleasure. At the point where philosophy, art and literature cross each other, we find other intercessors: Paul Valéry, Samuel Beckett, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Raduan Nassar, Hilda Hilst, Lautréamont and many others. Writing becomes here a revolutionary machine of invention and production of desire and of difference in the field of education. The present text is about the experience of a body which is the body of an educator-writer- researcher and puts its stakes in a scrita nuova seen as an object of pleasure of that same body.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectArten
dc.subjectDifferenceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectWritingen
dc.titleÀ flor da pele : [escrileitura do sensual]pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000683685pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples