Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | López Bello, Samuel Edmundo | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Cleuza Iara Campello dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-04-07T04:12:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/15517 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta disertación se propone a discutir la inclusuón-exclusión en lãs prácticas de sala de classe de los professores que enseñan Matemáticas em la Educación de los jovenes y Adultos – EJA y que a partir de la verdad, de los enunciados y discursos quedan subjetivados provocando dinâmicas de inclusión-exclusión cristalizando las relaciones de poder-saber. Para tanto hacerei uso de las herramientas disponibilizadas por el pós-estruturalismo, presentes principalmente em la obra de Michel Foucault. La investigación constituiu-se em conversas formales em diferentes espacios escolares y observaciones em sala de clase en la scuela. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemáticas | es |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educación | es |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Adultos y la educación de los jóvenes | es |
dc.subject | Práctica pedagógica | es |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Relaciones de poder | es |
dc.subject | Relação de poder | pt_BR |
dc.subject | Inclusión | es |
dc.subject | Pós-estruturalismo | pt_BR |
dc.subject | Exclusión | es |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Post- estructuralismo | es |
dc.subject | Foucault, Michel | es |
dc.title | Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000683243 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7443)Education (2496)