Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Ana Angélica Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2009-03-11T04:12:45Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15345pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o processo evolutivo das trocas interindividuais a partir da perspectiva da descentração com fundamentação na concepção epistemológica piagetiana. Esta fundamentação destaca a possibilidade do sujeito desprender-se do seu ponto de vista e levar em consideração outros aspectos para finalmente coordená-los. Trata-se de uma pesquisa qualitativa – estudo de caso realizada no Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância (PEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curso destina-se à formação em pedagogia de professores leigos de Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, a coleta de dados foi realizada a partir da seleção de registros de participação dos alunos em formação no fórum virtual e lista de discussão e possibilitou a construção dos níveis que indicam o processo do egocentrismo à descentração em situações de trocas interindividuais. Os resultados apontam que as interações influenciam no processo de aprendizagem dos alunos em formação, sendo possível observar que as trocas também contribuem para estimular o processo de descentração, propiciando assim condições de coordenar pontos de vista diferentes. Os resultados também indicam que os alunos em formação demonstram dificuldades em trabalhar em comum, pois as participações apresentam alto índice de registros com características egocêntricas, não demonstrando assim que os participantes estabelecem relação com o ponto de vista dos colegas, condição necessária para que a descentração ocorra. A partir dos resultados, podemos concluir que a descentração é um processo evoluído e que cada nova oportunidade de troca permite que ocorra a evolução das trocas interindividuais. Isto nos mostra a fecundidade da teoria piagetiana como suporte para análise de processos interativos em contextos na modalidade a distância.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates how the exchanges occur between the individuals in the forum and discussion list and how you can view the process of egocentrism to taking off the Center from him through the levels provided for in the design analysisbased epistemological piagetiana. This is a qualitative research - a case study conducted in the course of graduate degree in pedagogy, in the programmer of distance learning (PEAD) of the Federal University of Rio Grande do Sul state, Brazil. The course is addressed to the formation of teachers of public schools of Rio Grande do Sul state, Brazil. For this, the data collection was carried out from the selection of records of participation of students in formation in virtual forum and discussion list and possible see the levels that indicate the process of egocentrism to taking off the Center from him in situations of trade between individuals. The results indicate the importance of interactions to the learning process of students in formation and it was possible to see that exchanges stimulate the process of taking off the Center from him thereby providing conditions to coordinate different points of view. The results also indicate that students in formation demonstrate difficulties to working together, this is evidenced by the high rate of participation egocentric, therefore in most of the shares don’t show establish relation with the point oh view of the classmates, condition that’s necessarie to the pocess of taking the center of him occur. From the results we can conclude that the process of taking the Center of him is an evolving process and that each new opportunity to exchange allows that the evolution of the exchanges between the individuals. This shows us the fecundity of the theory piagetiana as support for analysis of interactive processes in contexts in the distance mode.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCourse of pedagogyen
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectGraduateen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectForum for discussionen
dc.subjectForum de debatespt_BR
dc.titleAs trocas interindividuais em fóruns e lista de discussão : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia em EADpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000672568pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples