Os desafios docentes diante da inclusão de aluns diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professoras, tendo como tema a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo principal: perceber e analisar quais os principais desafios que a professora encontra no atendimento ao aluno com TEA. A pesquisa se configura como um estudo de caso, onde a principal estratégia metodológica adotada foi a entrevista individual com 5 professoras que possuem em suas turmas alunos com TEA. O autismo é ...
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professoras, tendo como tema a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo principal: perceber e analisar quais os principais desafios que a professora encontra no atendimento ao aluno com TEA. A pesquisa se configura como um estudo de caso, onde a principal estratégia metodológica adotada foi a entrevista individual com 5 professoras que possuem em suas turmas alunos com TEA. O autismo é compreendido como um distúrbio no desenvolvimento que apresenta manifestações comportamentais, como dificuldades na interação social. Na análise realizada constatou-se que dois desafios se destacaram e apareceram em todas as entrevistas: a dificuldade da criança em compreender a rotina e aceitar as combinações em sala de aula e a socialização. Para dar conta destes desafios, destaca-se a importância da professora que pesquisa e busca entender as dificuldades do seu aluno, pois sabemos que somente a graduação não oferece suporte suficiente. É importante pensar, também, que a escola precisa ser mediadora no auxílio desta professora, com o oferecimento de cursos, formações e acompanhamento psicológico. Percebeu-se, por fim, o quanto é importante as trocas constantes entre os diversos profissionais (saúde e educação) que trabalham com a criança autista e acompanham a família. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License