Os desafios docentes diante da inclusão de aluns diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Liliane Almeida de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T02:25:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/153103 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professoras, tendo como tema a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo principal: perceber e analisar quais os principais desafios que a professora encontra no atendimento ao aluno com TEA. A pesquisa se configura como um estudo de caso, onde a principal estratégia metodológica adotada foi a entrevista individual com 5 professoras que possuem em suas turmas alunos com TEA. O autismo é compreendido como um distúrbio no desenvolvimento que apresenta manifestações comportamentais, como dificuldades na interação social. Na análise realizada constatou-se que dois desafios se destacaram e apareceram em todas as entrevistas: a dificuldade da criança em compreender a rotina e aceitar as combinações em sala de aula e a socialização. Para dar conta destes desafios, destaca-se a importância da professora que pesquisa e busca entender as dificuldades do seu aluno, pois sabemos que somente a graduação não oferece suporte suficiente. É importante pensar, também, que a escola precisa ser mediadora no auxílio desta professora, com o oferecimento de cursos, formações e acompanhamento psicológico. Percebeu-se, por fim, o quanto é importante as trocas constantes entre os diversos profissionais (saúde e educação) que trabalham com a criança autista e acompanham a família. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Os desafios docentes diante da inclusão de aluns diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013835 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)