Recreio : espaço e tempo de expressão das crianças
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo busca refletir sobre o espaço/tempo do recreio a partir das percepções das crianças do terceiro, quarto e quinto ano de uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre. Para tanto, parte das opiniões das próprias crianças: o que pensam a respeito do tempo/espaço do recreio; como veem a utilização dos espaços escolares; o que gostam e o que não gostam; do que sentem falta. Este estudo partiu, assim, do interesse pela manifestação das crianças, assim como das suas inquietações so ...
Este estudo busca refletir sobre o espaço/tempo do recreio a partir das percepções das crianças do terceiro, quarto e quinto ano de uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre. Para tanto, parte das opiniões das próprias crianças: o que pensam a respeito do tempo/espaço do recreio; como veem a utilização dos espaços escolares; o que gostam e o que não gostam; do que sentem falta. Este estudo partiu, assim, do interesse pela manifestação das crianças, assim como das suas inquietações sobre esse espaço/tempo e de sua importância dentro contexto escolar. Como procedimento metodológico, foi adotado o estudo de caso, com realização de entrevistas dentro de um grupo de discussão. Utilizou-se, também, o diário de campo do estágio curricular, desenho dos alunos e registro fotográfico da escola. O referencial teórico está embasado nos ideais de uma pedagogia libertária. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37547)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License