Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorDivino, Elemar do Amorpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T02:26:11Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153006pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado, vinculada à Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Linha de Pesquisa Educação Especial e processos Inclusivos, tematiza a produção de conhecimento e o acolhimento da alteridade em educação especial pelas vias da estética. Trata-se de um estudo teórico, onde os conceitos dialogam com uma experiência formativa, através da análise das produções de uma professora-cursista, entre os anos de 2011 e 2014. O tecido argumentativo tem os fios Schiller. Outro operador importante são as formulações conceituais da pesquisadora Nadja Hermann ao aproximar a hermenêutica filosófica gadameriana da educação. Bakhtin ofereceu os instrumentos necessários a análise da forma enunciativa das narrativas e como determinam seu conteúdo. No entretecimento destes fios, os sentidos por ora propostos permitem distinguir nos escritos da professora Joana, dois gêneros enunciativos: o primeiro, instrutivo, extenso e descritivo. O segundo, de natureza poética, errante e capaz de estranhamento e acolhimento, possibilitando instaurar o diálogo. Esta análise, espera-se, estende à educação especial a possibilidade de questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation for a Master's Degree, linked to the Graduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul, Line of Research of Special Education and Inclusive Processes, studies the production of knowledge and acceptance of otherness in special education by way of aesthetics. This is a theoretical study, in which concepts dialogue with a formative experience, by analyzing the productions of a teacher-intraining, during 2011 to 2014. This argumentative material is based on Schiller. Another important element is the conceptual formulations of Nadja Hermann, the researcher, when bringing Gadamer's philosophical hermeneutics to education. Bakhtin offered the necessary tools to analyze the expository form of narratives and how they determine their contents. In the interweaving of these elements, the meanings proposed for now allow us to distinguish two enunciative genres in the writings of Professor Joana: the first, the instructional, extensive and descriptive. The second genre, of a poetic nature, wandering and capable of estrangement and acceptance, making it possible to start a dialogue. It is expected that this analysis will extend the chance to question assumptions naturalized in pedagogical practice to special education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial Education Foundationsen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectAestheticsen
dc.subjectOthernessen
dc.titleEstética, educação especial e a possibilidade de acolhimento da alteridade : Ursprung der Forschungpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples