Família e escola : construindo a participação democrática
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. ...
No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
