Família e escola : construindo a participação democrática
dc.contributor.advisor | Huzalo, Ana Paula Krumel | pt_BR |
dc.contributor.author | Heim, Rosângela Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151709 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho de conclusão do curso farei num primeiro momento uma descrição da evolução da educação no Brasil, desde o tempo da colonização até os dias de hoje. Trará em seu contexto o conceito de democracia, gestão escolar democrática, planejamento participativo como instrumento de gestão, pois esses temas dão base ao projeto de intervenção que realizei em uma escola de educação infantil o qual busca a valorização da participação da família no processo de ensino aprendizagem da escola. O tema do projeto de ensino consiste na importância de diagnosticar a comunidade escolar, para planejar de forma democrática as ações que possibilitem uma modificação na participação das famílias dentro da escola pública. Vou apresentar as estratégias que usei para realizar a pesquisa de como nossa comunidade enxergava nossa escola, usando para isso os indicadores de qualidade que é um instrumento de autoavaliação elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef que visa avaliar a qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto à comunidade. Depois farei o relato de como esse resultado influenciou nas mudanças que surgiram. Num primeiro momento farei um reflexão sobre a importância da gestão democrática dentro do espaço escolar, para isso usarei as leituras realizadas durante o curso como Alfez, Bordenave, Medeiros, Veiga e Zehr. Também será apresentado a metodologia que usei para realizar a pesquisa e o projeto de intervenção sempre fazendo um paralelo com as leituras realizadas no curso. Será descrito as reuniões e atividades realizadas com a comunidade escolar para definir um planejamento e ações onde todos participem e se sintam sujeito de mudança. Relatarei as reuniões e eventos realizados com a participação da comunidade e os impressões que tive durante a realização e os resultados finais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Família e escola : construindo a participação democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003280 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)