Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português ...
Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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