Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP
dc.contributor.advisor | Martins, Ivam Martins de | pt_BR |
dc.contributor.author | Plinski, Rejane Regina Koltz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151701 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com objetivo de aprimorar meus conhecimentos em relação à gestão educacional e como aplicá-los em minha prática me inscrevi no curso ofertado pela UFRGS. No decorrer do curso, nas diferentes salas ambientes, aprendemos sobre Gestão Democrática e na importância de termos o Plano Político Pedagógico atualizado. Sendo assim, o foco do meu Trabalho de Conclusão de Curso será identificar e tentar superar as dificuldades que nossos alunos têm na aprendizagem de uma segunda língua, no caso o Português escrito, por alunos surdos, visto trabalharmos em uma escola que atende a esse público. Partimos de uma reunião com o grupo de professores que respondeu a uma pesquisa sobre as maiores dificuldades encontradas pelos professores na aprendizagem dos alunos. Explicamos a importância de juntos chegarmos a uma metodologia que ajude a nossos alunos a terem uma efetiva aprendizagem e que a mesma constituirá parte de nosso Plano Político Pedagógico. Depois do levantamento das respostas a um questionário, voltamos a nos reunir e em conjunto traçamos metas a serem desenvolvidas, fazendo as devidas adaptações. Os professores reuniram-se por área de conhecimento e, juntos, procuraram analisar diferentes situações que possam ajudar a melhorar a qualidade do ensino favorecendo o desenvolvimento dos alunos. Ainda estamos no desenvolvimento dessa proposta, que está sendo construída no decorrer do ano letivo. Para ajudar no desenvolvimento deste trabalho consultaremos os seguintes autores: Cury, 2002, Genro e Caragnato, Libâneo, Oliveira e Toschi, Richardson 2014, Sckliar 2012, entre outros. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.title | Repensando as metodologias no ensino de surdos e a construção do PPP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003265 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)