Projeto político pedagógico e a metodologia de ensino para a educação de jovens e adultos
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho trata da análise das ações do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela parceria Ministério da Educação e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MEC/UFRGS), implementadas no ano de 2015 num Estabelecimento de Ensino denominado de Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA, localizado no município de Porto Alegre. O foco do Projeto de Intervenção foi a construção do Projeto Político-Pedagógico, sugerid ...
O presente trabalho trata da análise das ações do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela parceria Ministério da Educação e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MEC/UFRGS), implementadas no ano de 2015 num Estabelecimento de Ensino denominado de Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA, localizado no município de Porto Alegre. O foco do Projeto de Intervenção foi a construção do Projeto Político-Pedagógico, sugerido pela Direção do NEEJA, discutido e encampado pelos professores, tendo a pesquisa-ação como metodologia. Dentre os elementos constitutivos do PPP, optou-se por um recorte que privilegia um dos aspectos da estrutura organizacional, o pedagógico quanto à Metodologia de Ensino. Os referenciais das análises apresentadas consubstanciam-se em base legal e teórica, quais sejam: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005 de 2014, e autores como Vasconcelos (2004), Veiga (1995, 2000) e Paro (1996) sobre a Gestão Democrática e a construção de um PPP, e de Franco (2005) e Richardson (s/d) com a pesquisa-ação. Na utilização da metodologia da pesquisa-ação, destacamos como resultado alcançado, a participação, o comprometimento e o envolvimento do segmento de Professores no processo de construção do PPP, indicando a necessidade de escolher uma metodologia de ensino que aponte para um processo de ensino-aprendizagem de forma mais eficiente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
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