Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrea, Monique Robain Montanopt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Milton Ademar Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151696pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da análise das ações do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela parceria Ministério da Educação e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MEC/UFRGS), implementadas no ano de 2015 num Estabelecimento de Ensino denominado de Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA, localizado no município de Porto Alegre. O foco do Projeto de Intervenção foi a construção do Projeto Político-Pedagógico, sugerido pela Direção do NEEJA, discutido e encampado pelos professores, tendo a pesquisa-ação como metodologia. Dentre os elementos constitutivos do PPP, optou-se por um recorte que privilegia um dos aspectos da estrutura organizacional, o pedagógico quanto à Metodologia de Ensino. Os referenciais das análises apresentadas consubstanciam-se em base legal e teórica, quais sejam: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005 de 2014, e autores como Vasconcelos (2004), Veiga (1995, 2000) e Paro (1996) sobre a Gestão Democrática e a construção de um PPP, e de Franco (2005) e Richardson (s/d) com a pesquisa-ação. Na utilização da metodologia da pesquisa-ação, destacamos como resultado alcançado, a participação, o comprometimento e o envolvimento do segmento de Professores no processo de construção do PPP, indicando a necessidade de escolher uma metodologia de ensino que aponte para um processo de ensino-aprendizagem de forma mais eficiente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico e a metodologia de ensino para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004932pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples