Projeto político pedagógico e a metodologia de ensino para a educação de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Correa, Monique Robain Montano | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Milton Ademar Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151696 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da análise das ações do Projeto de Intervenção (PI) desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela parceria Ministério da Educação e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MEC/UFRGS), implementadas no ano de 2015 num Estabelecimento de Ensino denominado de Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA, localizado no município de Porto Alegre. O foco do Projeto de Intervenção foi a construção do Projeto Político-Pedagógico, sugerido pela Direção do NEEJA, discutido e encampado pelos professores, tendo a pesquisa-ação como metodologia. Dentre os elementos constitutivos do PPP, optou-se por um recorte que privilegia um dos aspectos da estrutura organizacional, o pedagógico quanto à Metodologia de Ensino. Os referenciais das análises apresentadas consubstanciam-se em base legal e teórica, quais sejam: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005 de 2014, e autores como Vasconcelos (2004), Veiga (1995, 2000) e Paro (1996) sobre a Gestão Democrática e a construção de um PPP, e de Franco (2005) e Richardson (s/d) com a pesquisa-ação. Na utilização da metodologia da pesquisa-ação, destacamos como resultado alcançado, a participação, o comprometimento e o envolvimento do segmento de Professores no processo de construção do PPP, indicando a necessidade de escolher uma metodologia de ensino que aponte para um processo de ensino-aprendizagem de forma mais eficiente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico e a metodologia de ensino para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004932 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)