A reformulação do projeto político pedagógico na perspectiva das tecnologias digitais
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Date
2015Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma Escola Estadual. O projeto iniciou no terceiro trimestre, do ano de 2014 e continuou seu desenvolvimento ao longo do primeiro semestre de 2015, como trabalho da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho foi realizado por uma al ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma Escola Estadual. O projeto iniciou no terceiro trimestre, do ano de 2014 e continuou seu desenvolvimento ao longo do primeiro semestre de 2015, como trabalho da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho foi realizado por uma aluna-gestora que exerce a função de vice-diretora da escola. O foco do trabalho foi a incorporação das tecnologias e a ampliação da participação de alunos e professores, no ambiente escolar, com o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, estimulando o convívio social, tão importante no exercício da cidadania nas sociedades democráticas. A metodologia empregada no trabalho foi a pesquisa-ação que apoiada em Franco (2005), foca a necessidade de envolver todos os atores da comunidade escolar em ações que contemplem a participação coletiva. A seguir foram aproveitadas as contribuições dos autores que seguem, para compor o referencial teórico que fundamentou o PI o planejamento e a participação como condições necessárias para a prática(Gandin,1997) e (Galina, 2007) e (Cury,2005); O PPP como organizador do pedagógico (Veiga, 1995); O ato de ensinar e aprender. (Freire, 1996); As tecnologias(Barbosa; Antunes; Moreira, 2011) e (Bock, 2010). Um dos resultados da pesquisa foi constatar dificuldade de manejo dos professores. Como aspecto positivo, destaco a integração na realização das atividades, diminuição dos conflitos pelo uso inadequado do celular em aula. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
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