Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedeiros, Isabel Letícia Pedroso dept_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Rosibel Maria Barcelospt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151694pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma Escola Estadual. O projeto iniciou no terceiro trimestre, do ano de 2014 e continuou seu desenvolvimento ao longo do primeiro semestre de 2015, como trabalho da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho foi realizado por uma aluna-gestora que exerce a função de vice-diretora da escola. O foco do trabalho foi a incorporação das tecnologias e a ampliação da participação de alunos e professores, no ambiente escolar, com o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, estimulando o convívio social, tão importante no exercício da cidadania nas sociedades democráticas. A metodologia empregada no trabalho foi a pesquisa-ação que apoiada em Franco (2005), foca a necessidade de envolver todos os atores da comunidade escolar em ações que contemplem a participação coletiva. A seguir foram aproveitadas as contribuições dos autores que seguem, para compor o referencial teórico que fundamentou o PI o planejamento e a participação como condições necessárias para a prática(Gandin,1997) e (Galina, 2007) e (Cury,2005); O PPP como organizador do pedagógico (Veiga, 1995); O ato de ensinar e aprender. (Freire, 1996); As tecnologias(Barbosa; Antunes; Moreira, 2011) e (Bock, 2010). Um dos resultados da pesquisa foi constatar dificuldade de manejo dos professores. Como aspecto positivo, destaco a integração na realização das atividades, diminuição dos conflitos pelo uso inadequado do celular em aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleA reformulação do projeto político pedagógico na perspectiva das tecnologias digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001003724pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples