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A reformulação do projeto político pedagógico na perspectiva das tecnologias digitais
dc.contributor.advisor | Medeiros, Isabel Letícia Pedroso de | pt_BR |
dc.contributor.author | Carneiro, Rosibel Maria Barcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151694 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma Escola Estadual. O projeto iniciou no terceiro trimestre, do ano de 2014 e continuou seu desenvolvimento ao longo do primeiro semestre de 2015, como trabalho da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho foi realizado por uma aluna-gestora que exerce a função de vice-diretora da escola. O foco do trabalho foi a incorporação das tecnologias e a ampliação da participação de alunos e professores, no ambiente escolar, com o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, estimulando o convívio social, tão importante no exercício da cidadania nas sociedades democráticas. A metodologia empregada no trabalho foi a pesquisa-ação que apoiada em Franco (2005), foca a necessidade de envolver todos os atores da comunidade escolar em ações que contemplem a participação coletiva. A seguir foram aproveitadas as contribuições dos autores que seguem, para compor o referencial teórico que fundamentou o PI o planejamento e a participação como condições necessárias para a prática(Gandin,1997) e (Galina, 2007) e (Cury,2005); O PPP como organizador do pedagógico (Veiga, 1995); O ato de ensinar e aprender. (Freire, 1996); As tecnologias(Barbosa; Antunes; Moreira, 2011) e (Bock, 2010). Um dos resultados da pesquisa foi constatar dificuldade de manejo dos professores. Como aspecto positivo, destaco a integração na realização das atividades, diminuição dos conflitos pelo uso inadequado do celular em aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.title | A reformulação do projeto político pedagógico na perspectiva das tecnologias digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003724 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1951)