Reativando o grêmio estudantil de uma escola estadual
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho apresenta o relatório de um projeto de intervenção realizado numa escola estadual de ensino normal e médio, e aproveitamento de estudos, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que teve como foco a reativação do grêmio estudantil, considerando esse colegiado como um espaço de exercício da cidadania, de diálogos, críticas, sugestões e principalmente, participação efetiva dos alunos. O trabalho está fundamentado em autores como ...
Este trabalho apresenta o relatório de um projeto de intervenção realizado numa escola estadual de ensino normal e médio, e aproveitamento de estudos, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que teve como foco a reativação do grêmio estudantil, considerando esse colegiado como um espaço de exercício da cidadania, de diálogos, críticas, sugestões e principalmente, participação efetiva dos alunos. O trabalho está fundamentado em autores como Franco (2005), Candau (2012), Galina e Carbello (2007) e outros. Nas ações desenvolvidas durante esse projeto, foi possível perceber uma significativa atuação dos alunos na reativação desse órgão colegiado, um exemplo do exercício democrático, da cidadania na escola pública. Portanto, pode-se dizer que os objetivos foram atingidos, ainda que de forma lenta e gradual, devido às limitações e entraves que ocorreram nesse período. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License