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dc.contributor.advisorSchuch, Cleusa Conceição Terrespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Joice Przybylski Cabral de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151681pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o relatório de um projeto de intervenção realizado numa escola estadual de ensino normal e médio, e aproveitamento de estudos, localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que teve como foco a reativação do grêmio estudantil, considerando esse colegiado como um espaço de exercício da cidadania, de diálogos, críticas, sugestões e principalmente, participação efetiva dos alunos. O trabalho está fundamentado em autores como Franco (2005), Candau (2012), Galina e Carbello (2007) e outros. Nas ações desenvolvidas durante esse projeto, foi possível perceber uma significativa atuação dos alunos na reativação desse órgão colegiado, um exemplo do exercício democrático, da cidadania na escola pública. Portanto, pode-se dizer que os objetivos foram atingidos, ainda que de forma lenta e gradual, devido às limitações e entraves que ocorreram nesse período.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectGrêmio estudantilpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleReativando o grêmio estudantil de uma escola estadualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005681pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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