Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de e ...
O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
