Mostrar el registro sencillo del ítem
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
dc.contributor.advisor | Scherer, Regina Maria Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Rosa Reichel de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151678 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004476 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Ciencias Humanas (1951)