Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVirgínio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorGöhl, Jilvane Schmittpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151673pt_BR
dc.description.abstractA avaliação é um dos temas centrais para a garantia da aprendizagem e, consequentemente, a condição para que a escola se torne um espaço da educação como um direito. Assim o estudo que segue objetivou situar a avaliação no processo de planejamento escolar, possibilitando diálogos entre o corpo docente, discente e comunidade. Para tanto, valeu-se das contribuições de Danilo Gandin, Ana Maria Saul, Maria Teresa Esteban, Paulo Freire, dentre outros, como suporte teórico. Para conhecer os aspectos importantes da dinâmica escolar, foi realizado um estudo qualitativo. Com efeito, recorreu-se à pesquisa-ação de modo a envolver os sujeitos com a reflexão e as ações resultado das mesmas. Como resultados preliminares pode-se antecipar que, o Projeto Político Pedagógico é importante documento que regulariza e orienta as reflexões do cotidiano. Na conjuntura atual o professor e o aluno precisam repensar suas ações e a escola precisa oportunizar espaços privilegiados de participação democrática ativa, na qual todos possam desenvolver a criticidade. A dinâmica do diálogo nas rodas de conversa com os alunos que constituem uma estratégia produtiva na qual o exercício da escuta é uma potência. Dentro deste panorama a gestão democrática possibilita ações compartilhadas, incentivando a participação das famílias contribuindo com informações e intervenções que oportunizam o sucesso das crianças no espaço escolar e social.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.titleAvaliação : um diálogo no repensar sobre a práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005676pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples