A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
No presente estudo, apresentam-se as ações desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino do município de Pouso Novo, RS. Com seu desenvolvimento, objetivou-se identificar as concepções de pais e educadores acerca da gestão democrática do ensino, bem como das relações e interesses destes para com a escola escolhida como palco da pesquisa, para, a partir das informações obtidas, propor atividades que possibilitem uma maior aproximação entre todos os eleme ...
No presente estudo, apresentam-se as ações desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino do município de Pouso Novo, RS. Com seu desenvolvimento, objetivou-se identificar as concepções de pais e educadores acerca da gestão democrática do ensino, bem como das relações e interesses destes para com a escola escolhida como palco da pesquisa, para, a partir das informações obtidas, propor atividades que possibilitem uma maior aproximação entre todos os elementos da comunidade escolar. A participação da comunidade na busca de melhorias na qualidade do ensino e da escola, observando os anseios e as necessidades de toda a comunidade escolar, através de uma gestão democrática e participativa caracterizou o ponto de partida para as ações desenvolvidas. Como referencial teórico, valemo-nos das contribuições de Thiollent (1997), Paro (1997; 1998; 2001), Luck (2000; 2001), Galina (2008), Ledesma (2008), Souza (2009) e Dabrach (2010), as quais ofereceram suporte para o desenvolvimento da proposta. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de pesquisa-ação, sendo que as informações foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas aos educadores que atuam na instituição de ensino, bem como aos pais dos educandos matriculados na mesma. Analisando-se os resultados, constatou-se que tanto pais quanto professores compartilham da visão segundo a qual é papel de todos contribuírem para que a referida instituição transforme-se em um ambiente de participação e cidadania, baseados nos princípios de gestão democrática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1950)
This item is licensed under a Creative Commons License