A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar
dc.contributor.advisor | Virginio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Nicolini, Luciana Paludo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151651 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente estudo, apresentam-se as ações desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino do município de Pouso Novo, RS. Com seu desenvolvimento, objetivou-se identificar as concepções de pais e educadores acerca da gestão democrática do ensino, bem como das relações e interesses destes para com a escola escolhida como palco da pesquisa, para, a partir das informações obtidas, propor atividades que possibilitem uma maior aproximação entre todos os elementos da comunidade escolar. A participação da comunidade na busca de melhorias na qualidade do ensino e da escola, observando os anseios e as necessidades de toda a comunidade escolar, através de uma gestão democrática e participativa caracterizou o ponto de partida para as ações desenvolvidas. Como referencial teórico, valemo-nos das contribuições de Thiollent (1997), Paro (1997; 1998; 2001), Luck (2000; 2001), Galina (2008), Ledesma (2008), Souza (2009) e Dabrach (2010), as quais ofereceram suporte para o desenvolvimento da proposta. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de pesquisa-ação, sendo que as informações foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas aos educadores que atuam na instituição de ensino, bem como aos pais dos educandos matriculados na mesma. Analisando-se os resultados, constatou-se que tanto pais quanto professores compartilham da visão segundo a qual é papel de todos contribuírem para que a referida instituição transforme-se em um ambiente de participação e cidadania, baseados nos princípios de gestão democrática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática e a participação ativa da comunidade escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004986 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)