O avanço tecnológico e seus reflexos no currículo da escola
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho traz reflexões sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula a partir das percepções de professores, pais e alunos. Proporcionado pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, através do Curso de Especialização em Gestão Escolar, o estudo teve como objetivo compreender o avanço tecnológico e tornar possível a sua apropriação no currículo da escola. Para dar conta disso tivemos a pesquisa-ação como norteador, além dos autores que serviram de base para esta pesquisa: Ferreira (19 ...
Este trabalho traz reflexões sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula a partir das percepções de professores, pais e alunos. Proporcionado pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, através do Curso de Especialização em Gestão Escolar, o estudo teve como objetivo compreender o avanço tecnológico e tornar possível a sua apropriação no currículo da escola. Para dar conta disso tivemos a pesquisa-ação como norteador, além dos autores que serviram de base para esta pesquisa: Ferreira (1998), Franco (2005), Gandin (1997), Pais (2008), Richardson (s/d), Tripp (2005), Valente (2003) e Veiga (2013). Esse estudo é de cunho qualitativo, instrumentado com um questionário realizado com a comunidade escolar. Os resultados evidenciam o medo e a insegurança dos professores, a preocupação dos pais e o interesse dos alunos com as novas tecnologias. Pode-se afirmar, ainda, que os professores estão cientes das suas dificuldades e o seu crescimento profissional está vinculado ao seu interesse pela busca de novos conhecimentos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License