Sistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democrática
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciai ...
O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
