Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBueno, Rita de Souzapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Taís Fabiana Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-11T02:25:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151558pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2012 e 2013), Vieira (2009), dentre outros. O método utilizado para a realização desse trabalho foi a pesquisa-ação que se caracterizou em aplicação de questionários para professores da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, em que analisa as ações da gestão escolar em busca de melhores índices dos resultados de avaliações externas, na condução do planejamento das ações pedagógicas, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Traçou-se estratégias para criar novos rumos em relação às atribuições da gestão escolar, compreendendo a trajetória e as implicações da avaliação externa, através das informações encontradas nos resultados da pesquisa. Em seguida, apresenta o planejamento realizado e descreve experiências, concepções e desafios da equipe gestora em relação a este tipo de avaliação. Na perspectiva das equipes gestoras, conclui que a avaliação externa possui potencialidades e limites para contribuição da melhoria de qualidade do ensino.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleSistema de avaliação externa do desempenho escolar : um desafio para gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001001936pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples