Do projeto para a prática : como acontece a avaliação de um aluno com necessidades especiais?
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo objetiva analisar a avaliação de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, realizando entrevistas como instrumento complementar de coleta de dados. A pesquisa propõe um cruzamento entre os principais fatores do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais apontados pela legislação de amparo e das contribuições de aut ...
Este estudo objetiva analisar a avaliação de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, realizando entrevistas como instrumento complementar de coleta de dados. A pesquisa propõe um cruzamento entre os principais fatores do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais apontados pela legislação de amparo e das contribuições de autores como Freitas (2014), Tripp (2005) e Veiga (1995) e as práticas pedagógicas e adequações curriculares que acontecem em sala de aula a partir da experiência de duas professoras. Assim, participaram desta pesquisa como sujeitos a professora regente de uma turma do segundo ano do ensino fundamental, a professora da sala de recursos e alunos de inclusão. Constatou-se que as professoras reconhecem as particularidades e necessidades dos alunos com necessidades especiais e que estabelecem, de acordo com as dificuldades, estratégias de avaliação. Relatam utilizar em sala de aula estratégias de ensino diferenciadas, levando em conta as limitações dos alunos e observando seu desenvolvimento. Os resultados indicam a importância de aprofundar temas referente à inclusão e práticas pedagógicas da educação especial, buscando envolver profissionais especializados que auxiliem a construir estratégias que promovam uma aprendizagem significativa, segundo as características de cada aluno. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1951)
This item is licensed under a Creative Commons License
