Do projeto para a prática : como acontece a avaliação de um aluno com necessidades especiais?
dc.contributor.advisor | Amaral, Márcio de Freitas do | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Vanice Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151540 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva analisar a avaliação de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, realizando entrevistas como instrumento complementar de coleta de dados. A pesquisa propõe um cruzamento entre os principais fatores do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais apontados pela legislação de amparo e das contribuições de autores como Freitas (2014), Tripp (2005) e Veiga (1995) e as práticas pedagógicas e adequações curriculares que acontecem em sala de aula a partir da experiência de duas professoras. Assim, participaram desta pesquisa como sujeitos a professora regente de uma turma do segundo ano do ensino fundamental, a professora da sala de recursos e alunos de inclusão. Constatou-se que as professoras reconhecem as particularidades e necessidades dos alunos com necessidades especiais e que estabelecem, de acordo com as dificuldades, estratégias de avaliação. Relatam utilizar em sala de aula estratégias de ensino diferenciadas, levando em conta as limitações dos alunos e observando seu desenvolvimento. Os resultados indicam a importância de aprofundar temas referente à inclusão e práticas pedagógicas da educação especial, buscando envolver profissionais especializados que auxiliem a construir estratégias que promovam uma aprendizagem significativa, segundo as características de cada aluno. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Do projeto para a prática : como acontece a avaliação de um aluno com necessidades especiais? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001001752 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)